Marketing médico  –  saiba o que é e como fazer

Quando o assunto é marketing, já sabemos que, independentemente da área, ele não pode ser deixado de fora; mas você sabe o que é marketing médico?

Continue lendo a seguir para conhecer mais sobre essa modalidade, o que ele é e como deve ser feito. 

O que é marketing médico?

O marketing tem como objetivo explorar e entregar valor para cumprir as demandas de um mercado. Já o marketing médico, por sua vez, não é um conjunto de práticas que deve visar apenas a divulgação do trabalho do profissional da área de saúde, mas, sim criar uma comunicação com possíveis novos pacientes, bem como demonstrar o valor e o diferencial do trabalho.

Independentemente da área, seja um médico especialista em Hepatologia, cardiologista ou ortopedista, o marketing médico faz com que o profissional enxergue o público-alvo como paciente e não como cliente, que é o que ocorre normalmente.

Como é feito o marketing médico?

O marketing médico pode ser realizado através de várias estratégias, todas elas com o intuito de gerar conexão entre profissional e paciente. Veja praticar algumas delas abaixo: 

Tenha um site confiável

Independentemente de qual sejam as circunstâncias, as primeiras impressões são extremamente importantes, e se tratando de um site que aborda assuntos de saúde, isto não pode ser desconsiderado. 

Quando o assunto é internet, é essencial que a identidade visual e funcionando das ferramentas fornecidas sejam impecáveis, então tenha em mente que os pacientes julgarão seus negócios de acordo com a aparência e funcionamento do seu site. 

Por isso, para que a imagem do seu negócio seja positiva, dê uma ótima experiência para o seu usuário. Isso significa que você deve criar um site organizado, dividido em seções claras, específicas e explicativas, além de ser responsivo, bem formatado e agradável aos olhos. 

Invista em técnicas de SEO 

Hoje em dia, o Google é a primeira coisa que uma pessoa pensa quando precisa tirar alguma dúvida. Portanto, para garantir que seu negócio seja encontrado facilmente nos mecanismos de busca, não deixe de investir em SEO (Search Engine Optimization/otimização de mecanismos de busca).

Isso significa que você deve utilizar palavras-chave em seus conteúdos, que são as que você sabe que os pacientes buscam com frequência, para que fique bem posicionado.

Esteja presente nas redes sociais

Por último, mas não menos importante, quem está presente diariamente nas redes sociais consegue ver o quão importante elas são para quem possui um empreendimento, seja ela qual for.

Além de serem uma ótima fonte de informações, elas são perfeitas para conquistar pacientes e criar uma conexão entre médico e seu paciente.

Nelas, é possível, além de desenvolver uma interação próxima com os usuários, divulgar conteúdos do site da sua clínica. 

Quando o assunto é buscar uma relação mais próxima com o paciente e fornecer conteúdos relevantes, o Facebook pode ter uma ótima opção, pois além de postar fotos e artigos, permite uma interação mais intimista por meio de comentários e Messenger. 

Outra rede social perfeita para realizar o marketing médico é o Instagram, pois nela é possível realizar uma interação mais dinâmica através do stories, respondendo perguntas e dúvidas frequentes dos pacientes sempre que possível, além de disponibilizar ferramentas de vídeos, que podem ser perfeitos para um bate papo tanto formal quanto informal relacionado às especialidades médicas.

Além disso, o YouTube também pode ser um ótimo aliado do marketing médico, pois quando se trata de saúde, muitas pessoas preferem ouvir os profissionais falando para absorver mais informações.

Posts Recentes

01

02

03

04

Compartilhe